Papel Alumínio Pode No Microondas?

 

micro-ondas em bancada

 

Não, o papel alumínio não pode ir no microondas. O que acontece é que por ser um metal com uma grande capacidade de conduzir energia, ele não é resistente o suficiente para aguentar o calor produzido dentro do microondas, podendo assim causar explosões ou incêndios caso permaneçam por muito tempo dentro.

Por Que Não se Pode Colocar Alumínio em Microondas?


Não se pode colocar alumínio em micro-ondas porque ele entrará em combustão por conta do atrito do metal com as ondas eletromagnéticas em consequência do magnetron que fica no interior do aparelho.

Por isso, agora você sabe que aquelas marmitas feitas de alumínio, não podem de jeito nenhum ir ao micro-ondas.

Caso tenha mais dúvidas, veja aqui para que serve um aparelho microondas.

Lista Do Que Não Pode Colocar em Microondas

Agora que já falamos sobre alumínio não poder ir no microondas assim como os metais em geral não poderem ir também no microondas, fizemos uma revisão completa dos outros materiais que também estão proibidos de ir no micro-ondas, para te ajudar a fazer um uso mais consciente do seu eletrodoméstico.

 O Microondas se difere dos outros eletrodomésticos por ser um aparelho com várias restrições de uso. Citaremos todos os materiais que não se pode colocar dentro dele.

Os materiais que não se pode colocar no microondas são:

  • Alumínio
  • Metal
  • Embalagens de comida
  • Plástico
  • Acrílico
  • Saco de papel
  • Vidros não refratários ou temperados

Vamos falar um pouco agora do porquê desses outros materiais citados não poderem também serem colocados no microondas.

Embalagens de Comida: Algumas embalagens de comida são feitas de isopor, que libera substâncias extremamente tóxicas ao organismo quando esquentadas em alta temperatura.

Plástico: Quando esquentado em altas temperaturas, o plástico libera substâncias cancerígenas como o BPA (Bisfenol-A) que após serem liberadas pelo alto calor, são passadas diretamente aos alimentos.

Acrílico: Por haver uma certa quantidade de plástico em sua constituição são liberadas as substâncias cancerígenas citadas acima.

 Além disso, ao serem esquentados no microondas, podem muito bem rachar, além de envelhecer mais rapidamente o material.

Saco de Papel: Além de também produzirem substâncias bastante tóxicas para nosso organismo, o saco de papel ao ser esquentado no microondas, possui grande chance de pegar fogo. Por isso muito cuidado!

Vidros não refratários ou temperados: De todos os citados acima, é o menos pior para ir ao microondas, pois não irá soltar nenhuma substância tóxica. 

Porém, caso vidros mais simples sejam esquentados muitas vezes, podem sim rachar e futuramente quebrar.

Agora você já sabe os materiais mais perigosos a serem postos no microondas e também o motivo de serem perigosos. 

Use o micro-ondas com prudência, por ser um dos eletrodomésticos mais usados no dia-a-dia, é bastante comum as pessoas esquecem de usá-lo com prudência.

Faça bom uso do seu micro-ondas e não ponha você ou sua família em risco. Seja por substâncias tóxicas liberadas, por explosões, ou incêndios.

Agora que você já sabe tudo sobre se alumínio e outros metais podem ir no microondas, além de outros matériais, dê uma olhada em nosso ranking de modelos de microondas

Ou então, se uma caneca pode ir dentro do microondas.

Rolar para cima