Caneca Pode Ir no Microondas? Descubra! (Porcelana, Cerâmica, Vidro)

 

canecas dentro de microondas

 

De modo geral, a grande maioria das canecas podem ir no microondas. Porém, existem alguns tipos de caneca que certamente não podem.

É necessário saber quais são esses tipos e seus materiais, para que você não acabe perdendo a sua querida caneca. E neste artigo iremos te explicar quais tipos podem ir e quais não, então fique atento!

Caneca de Porcelana: Pode ir no Microondas?

 

caneca de porcelana em cima de mesa


Sim, as canecas de porcelana podem ir no microondas sem problemas, pois passam por um processo de fabricação em que a temperatura está acima de 1.000 graus Celsius, o que faz com que ela transforme a argila a fazendo ficar endurecida e resistente o suficiente para aguentar o aquecimento dentro do micro-ondas. 

Além disso, durante esse processo, são misturados na argila que forma a porcelana, os seguintes materiais: caulim, quartzo e feldspato, o que faz com que fique ainda mais densa e fortalecida 

Para contribuir mais ainda com a resistência do material, a porcelana não é porosa o que faz com que ela não absorva água ou micro resíduos de alimentos.

Caneca de Cerâmica: Pode ir no Microondas?

 

caneca de cerâmica em cima de mesa


Passando pelo mesmo processo de aquecimento a mais de 1.000 graus Celsius que a porcelana, as canecas de cerâmica comerciais também podem ir no microondas. Mas, há algumas situações em que é melhor não colocá-las no microondas.

As cerâmicas que são feitas a mão por artesãos podem conter mais poros dentro do esmalte, o que faz com que a umidade acumulada possa causar rachaduras durante o aquecimento.

Caneca de Vidro: Pode ir no Microondas?


Sim, as canecas de vidro também podem ir no micro-ondas, pois seu material é resistente ao seu aquecimento, mas não exagere. Se possível, dê preferência para os vidros temperados ou refratários, pois estes sim suportam grandes variações de temperatura sem problemas. 

Para saber se sua caneca de vidro é refratária ou temperatura, entenda como reconhecê-las: para saber se o vidro é refratário procure por indicações na embalagem ou então preste atenção para ver se o fundo da caneca de vidro é rugoso.

Para reconhecer se sua caneca de vidro é temperada ou não, preste atenção se sua superfície é ondulada. Isso é mais facilmente detectado através de uma luz polarizada.

Qual o Melhor Tipo de Caneca para Microondas? (Porcelana, Cerâmica, ou Vidro?)


Entre os três materiais falados acima, o melhor de todos, o mais resistente, e indicado para usar no microondas, é a caneca de porcelana. 

Seu processo de mistura endurecida da argila com quartzo, feldspato e caulim o tornam extremamente resistente e propício para enormes variações de temperatura.

Mas, em relação a saúde, o melhor para você certamente são as canecas de cerâmica e vidro, pois estes dois materiais não transferem substâncias aos alimentos quando são esquentados.

Canecas Danificadas: Tenha Cuidado !

Tome sempre cuidado em relação ao estado de suas canecas antes de pôr-las no microondas. Caso note que ela está danificada de alguma maneira, não se arrisque a usá-las dentro dos melhores modelos de microondas.

Isso porque quando estão rachados, as porcelanas, cerâmicas, e vidros estão bastante suscetíveis aos danos causados pelo calor. Portanto, não os use para esquentar nada!

Para finalizar, descubra aqui se papel alumínio pode ir dentro do microondas.

Rolar para cima