Os 8 Melhores Cooktops 4 e 5 Bocas de 2022 (Atualizado)

Cooktop 5 bocas

Quer saber os melhores cooktops 4 e 5 bocas do mercado atualmente?

Um cooktop é um eletrodoméstico utilizado para cozinhar que possui apenas mesa com as bocas e acendedores do fogão, sem o forno.

Esse dispositivo tem encontrado cada vez mais adeptos na cozinha, seja pelo seu design moderno, seja pela praticidade no uso, uma vez que ocupa menos espaço e é de fácil limpeza.

Você pode encontrar esse charmoso aparelho em três tipos: o cooktop a gás, o cooktop elétrico o cooktop por indução.

O primeiro, assim como os fogões tradicionais, funciona através de uma saída de gás GLP ou gás natural.

Por sua vez, o cooktop elétrico é ligado diretamente na tomada, sem precisar de uma chama. Suas bocas aquecem por meio de uma resistência elétrica que esquenta rapidamente quando acionada.

Assim como os modelos elétricos, o cooktop por indução não precisa de fogo para funcionar. Sua tecnologia permite que ele transfira o calor diretamente para a panela, por meio de correntes eletromagnéticas.

Seja elétrico, por indução ou gás, o cooktop é uma boa opção se você quer ocupar um lugar menor na cozinha, ou passar menos tempo limpando seu fogão.

Além disso, os cooktops facilitam o acesso às bocas, otimizando seu espaço.

Essas características fazem do cooktop um aparelho versátil e moderno. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados antes de escolher seu cooktop, como saber se você possui um balcão adequado e qual o melhor modelo que atenda às suas necessidades.

Ficou curioso? Preparamos uma lista com opções de melhores cooktops pra você!

Como Escolher o Melhor Cooktop Para Você?

panela em cima de cooktop 5 bocas

A primeira coisa que você precisa saber antes de adquirir seu cooktop é se a sua cozinha possui estrutura para instalá-lo. Isso porque esse eletrodoméstico é próprio para cozinhas planejadas, já que necessita de um balcão apropriado para comportá-lo.

As melhores opções de balcão são os feitos pedras naturais, como mármore e granito. Esses materiais são mais fáceis de limpar e possuem maior resistência ao calor.

É preciso que sua bancada seja totalmente plana. No caso do cooktop a gás, o ponto de saída do gás deve estar a 1 metro do seu aparelho e a 30 centímetros de qualquer tomada, a fim de evitar acidentes na cozinha.

Além disso, a bancada deve ter no mínimo 30 milímetros de comprimento e entre 2 a 6 centímetros de espessura, de forma que suporte o tamanho e a alta temperatura do seu aparelho.

Lembre-se que o corte no seu balcão deve ser preciso, de acordo com as dimensões do seu cooktop.

Cooktop a Gás, Elétrico ou por Indução: Economia x Segurança

cooktop 5 bocas desligado

Os cooktops a gás são mais parecidos com um fogão comum, pois utilizam gás natural ou GLP para acender as bocas. Eles geralmente contam com acendimento super automático ou automático, e grades metálicas para apoiar as panelas.

A grande vantagem dos cooktops a gás é que são mais mais baratos em comparação aos cooktops elétricos e os por indução.

Com esse modelo é também possível cozinhar com qualquer tipo de panela. Você pode preparar suas refeições mesmo se faltar energia elétrica, utilizando um fósforo ou acendedor.

Por outro lado, é preciso ter uma ligação de gás próxima ao local de instalação para que você acenda as bocas.

Já os cooktops elétricos são mais modernos e sua limpeza é mais fácil, pois dispensam grades, possuindo uma superfície mais plana.

Assim como nos cooktops a gás, com os modelos elétricos você pode cozinhar com qualquer tipo de panela no seu cooktop, que possui também sistema de segurança para evitar acidentes.

Como desvantagem, os cooktops elétricos consomem mais energia e, por isso, podem ser menos econômicos. Esse modelo de cooktop também é dependente da energia elétrica, então em caso de falta de energia, não será possível utilizá-lo.

Por fim, os cooktops por indução funcionam por meio de um campo eletromagnético que direciona o calor direto para o alimento. Para isso, é preciso que o cooktop esteja em contato com panelas de ferro fundido ou aço inox, planas e com fundo magnético.

Por não precisar de fogo para funcionar, os cooktops por indução têm a vantagem de serem mais seguros, especialmente se há crianças por perto.

Como apenas a superfície de contato da panela é aquecida, há menos risco de acidentes. Eles também possuem grande praticidade de limpeza e manuseio.

A desvantagem desses modelos é que não se pode usar panelas que não sejam de aço inox ou com fundo ferroso para cozinhar. Além disso, os cooktops por indução costumam ser um pouco mais caros que os modelos elétricos ou os que funcionam a gás.

4 e 5 Bocas: Praticidade ao Cozinhar

família cozinhando em cooktop

Uma boa dica para facilitar a escolha do seu cooktop é saber se você precisa de um produto com 4 ou 5 bocas.

Se você cozinha frequentemente, e mora com sua família, vale a pena investir em um cooktop de 5 bocas.

Já se você vive sozinho, ou mora com poucas pessoas e não cozinha com frequência, um fogão cooktop de 4 bocas é uma opção que atende suas necessidades.

Existem até cooktops de apenas 2 bocas disponíveis no mercado, caso seu dia-a-dia seja mais agitado e você esteja procurando uma alternativa simples para preparar seus alimentos.

Acabamento: Design Moderno e Praticidade

cooktop uma boca

O acabamento do seu cooktop influencia não apenas no design da sua cozinha, como também na durabilidade e manutenção do seu produto. Você pode escolher seu fogão cooktop com acabamento em inox, vidro temperado e vitrocerâmica.

Os cooktops com acabamento em inox possuem um design menos arrojado, que remete aos fogões tradicionais. Porque a maioria dos cooktops com acabamento em inox possuem também as grades nas bocas de aquecimento, você pode ter um pouco mais de trabalho na hora da limpeza.

Em contrapartida, esse material possui muita resistência e, desde que você tome cuidado, a vida útil do seu cooktop será longa.

Por sua vez, a mesa de vidro temperado é mais fácil de limpar e resiste melhor a altas temperaturas. Eles podem ter também estampas variadas que dão um toque de personalidade a sua cozinha.

Por fim, o acabamento em vitrocerâmica é o mais tecnológico entre os cooktops, já que apresenta controle digital. Esse tipo de acabamento é disponível apenas para os cooktops elétricos e os cooktops por indução.

Outra grande vantagem da vitrocerâmica é que ela é mais resistente e durável que o vidro comum, e não permite que a mesa do cooktop esquente, evitando queimaduras.

Top 8 Melhores Cooktops do Mercado

Agora que você conhece as principais características a considerar na hora de comprar o melhor cooktop para seu perfil, confira nossa lista com os 8 melhores cooktops em 2022.

cooktop brastemp 5 cobas bdd75ae

A Brastemp é referência em qualidade quando se trata de produtos para a cozinha. As grades de piatina e a possibilidade de utilizar o Cooktop Brastemp 5 bocas BDD75AE tanto em 110 quanto em 220V tornam esse cooktop incrivelmente prático e versátil para o seu dia-a-dia.

Feito em liga de aço e vidro temperado, esse cooktop 5 bocas é uma boa alternativa se você mora com alguém e quer preparar suas refeições de um jeito menos trabalhoso.

Ele possui duas chamas rápidas, com 3kW de potência, e três semi-rápidas, com 1,8 kW. O combustível duplo desse cooktop elétrico também permite que você leve menos tempo na cozinha.

O Cooktop Brastemp 5 bocas BDD75AE possui um belo design preto em vidro temperado, fazendo com que você tenha mais praticidade na hora da limpeza.

Suas grades de piatina dão mais estabilidade às panelas, evitando que elas virem no fogão.

Além disso, seus botões de acendimento super automático são removíveis, garantindo que o seu cooktop tenha um aspecto sempre limpo e bem-cuidado.

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro PiatinaRecursos:Acendimento Automático
cooktop ke4gp bivolt eletrolux

A durabilidade do Cooktop KE4GP Bivolt da Electrolux, aliada a seu preço, faz com que esse modelo seja o cooktop com melhor custo benefício da nossa lista. Ele pode ser utilizado tanto em 110V quanto em 220V.

Esse modelo possui queimadores selados, que, junto com a mesa de vidro temperado em 6mm, proporcionam uma limpeza mais rápida e segura.

Seu acendimento super automático possibilita uma ignição simples e segurança na hora de cozinhar. Além disso, esse cooktop possui os manípulos removíveis, garantindo praticidade na hora do manuseio.

Seus três queimadores de 1.800kW e um queimador de 3.000 kW de potência farão com que suas refeições fiquem prontas rapidamente. Além dessas vantagens, o cooktop Electrolux KE4GP Bivolt possui um tamanho compacto, ideal para otimizar o espaço da sua cozinha!

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.800W e 1 queimador de 3.000WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro EsmaltadoRecursos:Acendimento Automático
cooktop a gas ctg01 mondial

O Cooktop a Gás CTG-01 da Mondial é o melhor cooktop da nossa lista no quesito avaliação dos clientes. Ele também é um dos que possuem um excelente custo benefício.

Com acendimento automático e funcionando tanto em 110 quanto em 220V, esse cooktop possui 2 queimadores semi-rápidos de 1750W, 1 queimador rápido de 2750W e 1 queimador ultrarrápido de 3300W.

Além disso, seu sistema By Pass permite melhor regulagem entre as chamas altas e baixas. Se você procura uma forma de preparar sua comida com rapidez e eficiência, o Cooktop Mondial 4 Bocas CTG-01 é uma excelente escolha.

As grades esmaltadas desse cooktop garantem mais segurança no apoio da panela. Você pode utilizar até as 4 bocas desse fogão cooktop ao mesmo tempo, em panelas de até 22cm, graças a disposição dos queimadores em sua mesa de vidro temperado.

Outra dessas vantagens é que esse material também proporciona uma fácil limpeza, com ainda mais praticidade por conta dos botões removíveis em detalhes de aço inox.

O único cuidado que você precisa tomar ao se atentar na escolha desse fogão cooktop 4 bocas é o tipo do gás: esses modelos funcionam apenas a gás GLP, sendo necessário uma adaptação caso o gás natural seja a melhor opção para você na hora de cozinhar.

Ainda não conseguiu escolher o melhor cooktop? Confira as outras opções de melhores cooktops para você!

Potência /Queimadores: 2 queimadores de 1.7500W, 1 queimador de 3.300W e 1 de 2750 WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro EsmaltadoRecursos:Acendimento Automático
cooktop ultrachama tc chamalux

Se você precisa de um Cooktop sem ter que gastar muito, o modelo Chamalux 4 Bocas Ultra Chama T.C é a escolha ideal para você.

Com acendimento inteligente, esse cooktop a gás é feito de aço inoxidável, o que garante uma grande vida útil ao seu produto.

Ele possui 3 queimadores esmaltados de 1750W de potência e 1 queimador ultra rápido de 2200W, fazendo com que você não gaste muito tempo e energia no cozimento dos alimentos.

Sua trempe esmaltada garante mais segurança no encaixe das panelas, e a mesa de vidro temperado permite mais praticidade na hora da limpeza.

Esse cooktop 4 bocas conta ainda com botões de fácil manuseio e um belo design disponível nas cores marrom e preta, além de ter um dos preços mais em conta do mercado.

O Cooktop Chamalux Ultra Chama T.C também está disponível também na versão 5 bocas. Uma opção com mais potência, sem perder a economia!

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.750W e 1 queimador de 2.200WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro PiatinaRecursos:Acendimento Automático
cyb40p2 midea cooktop

Se você está procurando um cooktop de indução, o modelo CYB40P2 da Midea é uma boa alternativa.

Essa opção é uma ótima escolha se você quer se ver livre da dependência do gás de cozinha na hora de preparar seus alimentos. Entretanto, é preciso ter atenção às panelas: os cooktops por indução só funcionam com panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido.

Com um belo design e painel Touch Screen, esse cooktop 4 bocas é uma aquisição sofisticada e que vai conferir praticidade ao seu dia a dia.

Seu modo turbo garante que você poupe tempo na cozinha, com timer individual para cada uma das bocas.

A função Slide Control desse cooktop permite que você selecione a temperatura do cozimento com um simples deslizar do dedo, escolhendo entre os 9 níveis de potência.

Através da trava de segurança, esse cooktop impede o uso não intencional bloqueando o painel de controle, prevenindo possíveis acidentes.

Além disso, o sensor Extra Segurança do Midea CYB4oP2 faz com que o aparelho desligue automaticamente ao remover uma panela da superfície.

Uma escolha que garante segurança e eficiência para o cozimento dos alimentos, ocupando o lugar de melhor cooktop de indução da nossa lista.

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.800W e 1 queimador de 3.000WRevestimento da Mesa:Inox
Material Trempes::Ferro PiatinaRecursos:Acendimento Automático
cooktop eletrico tramontina new square touch 4ev

Os cooktops elétricos são modelos de cooktop semelhantes aos de indução, já que não precisam de gás de cozinha para funcionar. Essa opção possui ainda a vantagem de poder ser utilizada com qualquer tipo de panela, exceto barro.

Dentre esses tipos de cooktop, o Tramontina New Square Touch 4EV é um grande destaque. Ele possui resistências elétricas que não conduzem calor além da área marcada na mesa vitrocerâmica.

Além disso, seu comando touch screen oferece maior precisão durante o cozimento por meio de 9 níveis de temperatura.

O Tramontina New Square Touch 4EV também possibilita o bloqueio dos comandos: um recurso útil se você tem crianças em casa e quer evitar que elas o manuseiem e causem acidentes.

Sua mesa de vitrocerâmica é prática e elegante: a baixa temperatura na superfície de entorno das áreas de aquecimento impede que líquidos e respingos de alimentos de aderirem, fazendo com que você gaste menos tempo ao limpá-la.

Com um belo design na cor preta e vermelha, o Cooktop Tramontina New Square Touch 4 EV é uma aquisição moderna para um uso de praticidade no cozimento dos seus alimentos.

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro PiatinaRecursos:Acendimento Automático
cooktop 2q fischer

Se você vive sozinho e precisa apenas de uma solução prática para o cozimento das suas refeições, um cooktop com apenas 2 bocas é uma alternativa possível.

O Cooktop 2Q da Fischer, por exemplo, possui 1 queimador rápido com 3000W de potência e 1 semi-rápido, com 1750W.

Além disso, esse cooktop tem uma trempe individual para o suporte das panelas e acendimento super automático. Você pode utilizá-lo na tensão de 110V ou 220V.

Sua mesa de vidro temperado possui um design moderno, que garante que sua limpeza seja feita sem que para isso você precise gastar muito tempo. A opção perfeita se você deseja um produto que não ocupe muito espaço.

Esse cooktop possibilita que você cozinhe sem ocupar muito espaço no seu ambiente, permitindo que você tenhamais espaço na sua cozinha e mais tempo no seu dia-a-dia.

Potência /Queimadores:1 queimador de 3.000W e 1 queimador de 1.750WRevestimento da Mesa:Inox
Material Trempes::FerroRecursos:Acendimento Automático
Brastemp 5 Bocas Timer Touch

Se você cozinha com frequência e precisa de um cooktop que atenda às suas necessidades, o cooktop da Brastemp 5 Bocas Timer Touch é a opção para você.

Esse cooktop possui uma quadrichama, que garante potência máxima no preparo das suas receitas. A boca da quadrichama possui dois aros em combustão, o que faz com que o cozimento da comida leve muito menos tempo.

O cooktop da Brastemp conta ainda com tecnologia Timer Touch, que cronometra o tempo do cozimento e evita que a comida queime.

Suas grades de ferro piatina proporionam estabilidade das panelas por meio da sua angulação e seus botões de acendimento super automático ficam na lateral, evitando assim acidentes causado pelo manuseio de crianças.

Além dessas vantagens, o cooktop Brastemp Touch Timer 5 Bocas possui um belo acabamento em vidro temperado na cor preta, deixando sua cozinha com um ar moderno e elegante.

Potência /Queimadores:3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000WRevestimento da Mesa:Vidro Temperado
Material Trempes::Ferro PiatinaRecursos:Acendimento Automático
Dúvidas Frequentes sobre Cooktops
+
Para escolher o melhor cooktop para você, é preciso primeiro saber quais são suas necessidades e o seu orçamento. Os modelos a gás possuem a vantagem de serem mais baratos em comparação aos modelos elétricos e de indução. Entetanto, esses modelos possuem a desvantagem de serem totalmente dependentes de gás de cozinha ou GLP, como um fogão comum. Algumas vezes é preciso ter uma mão de obra e gastos adicionais para converter GLP em gás de cozinha, pois alguns modelos de cooktop não funcionam com as duas modalidades de gás. Já os cooktops de indução, apesar de mais caros, possuem tecnologia de ponta. A maioria desses modelos vem acompanhada de trava de segurança, que evita acidentes, e não esquenta apenas a superfície da panela, por exemplo. Por sua vez, os cooktops elétricos aquecem rapidamente a comida e são de fácil manutenção e limpeza. Sua principal desvantagem está no maior uso de energia elétrica e demora da superfície esfriar depois de utilizado.
+
Tanto os modelos de cooktop elétricos quanto os de indução não precisam de gás na hora do cozimento dos alimentos. Os cooktops elétricos geram calor por meio de resistências elétricas que ficam embaixo de cada uma das bocas. Ao acioná-las, elas esquentam e passam o calor local para o vidro e, consequentemente, para a panela. Já os cooktops de indução funcionam por ondas eletromagnéticas formadas por uma bobina de cobre. Entretanto, você só conseguirá cozinhar utilizando uma panela de ferro fundido ou aço inox. Esse costuma ser o melhor cooktop se você está procurando um modelo seguro, pois usualmente possui uma trava de segurança que impede programações acidentais. Além disso, a única superfície que esquenta é a parte da panela em contato com o calor, evitando queimaduras.
+
A piatina é um material fabricado com aço de baixo ou alto teor de carbono, que reúne características de rigidez e maleabilidade. Os cooktops que possuem grades de piatina oferecem a vantagem de estabilizar as panelas com mais precisão, além de possuírem um design inovador. Assim, você investe em durabilidade e segurança para o seu cooktop.
+
Para conservar seu cooktop, tenha o hábito de fazer sempre a limpeza. Se alguma comida cair, o ideal é limpá-lo assim que a mesa esfriar um pouco, pois é mais fácil remover a sujeira quando ainda está quente. Não utilize palhas de aço ou facas para remover sujeira em cooktops com mesa de vidro, pois esses materiais arranham. Em vez disso, opte pelo lado macio da esponja com um pouco de detergente neutro. Também não utilize produtos corrosivos, como limpa-forno, cloro e amoníaco em cooktops com mesa de inox. Se seu cooktop for a gás, retire as grades e confira se os botões estão desligados antes de limpá-lo. No caso dos cooktops elétricos, não jogue produtos ou água diretamente, pois esses líquidos danificam o aparelho e estragam as partes elétricas.
Rolar para cima