Os 7 Melhores Fornos Elétricos de 2022 (de Embutir, Bancada, Mesa)


Quer descobrir quais são os melhores fornos elétricos de 2022? Nosso guia completo abaixo vai te dar essa resposta. Dê uma olhadinha!

Saber quais são os melhores fornos elétricos no mercado do momento nunca é uma tarefa fácil. Se você está pensando em expandir suas opções e montar uma cozinha bem equipada, um forno elétrico pode ser a melhor pedida. Se já procura um forno elétrico, mas não sabe ainda exatamente qual modelo comprar, fique atento para o que temos a dizer.

Existe hoje, disponível no mercado, um vasto leque de fornos de diferentes tipos e com diferentes recursos. O melhor forno elétrico ideal para cada um, naturalmente, vai depender dos recursos que cada aparelho oferece e das necessidades de quem compra.

Nosso intuito é munir o leitor com as informações que permitirão identificar e escolher o melhor forno elétrico. O que queremos é você pensando com a própria cabeça.

1. Forno Elétrico French Door - Oster Melhor Forno Elétrico do Mercado Menor Preço →
2. Forno Elétrico Gourmet Grill - Fischer Melhor Forno Elétrico Custo Benefício Menor Preço →
3. Forno Elétrico FR-17 Family - Mondial Forno Elétrico Melhor Avaliado Menor Preço →
4. Forno Elétrico PFE40P - Philco Melhor Forno Elétrico Barato Menor Preço →
5. Forno Elétrico Fit Line - Fischer Melhor Forno Elétrico Compacto de Embutir Menor Preço →
6. Forno Elétrico OE8MX - Electrolux Melhor Forno Elétrico de Embutir Menor Preço →
7. Forno Elétrico F450 - Fogatti Melhor Forno Elétrico de Embutir Custo Benefício Menor Preço →

Como Escolher o Melhor Forno Elétrico

Nos tópicos abaixo, iremos elencar quais os principais fatores a serem levados em consideração para uma escolha mais criteriosa no momento de adquirir um forno elétrico para a sua cozinha.

Tamanho

 

forno elétrico de embutir aberto

O primeiro dos fatores que devem estar em mente no momento da compra do melhor forno elétrico para você, é o tamanho do forno. Especialmente para o caso de compra de fornos elétricos de embutir. Uma disparidade entre as medidas do aparelho e as do compartimento aonde o forno vai ser alocado inviabilizaria o uso do aparelho.

Fornos elétricos de bancada também merecem atenção quanto ao tamanho. Apesar de mais versáteis, e não precisarem atender a uma medida específica para caber na cozinha, é justo que deve estar acomodado num espaço confortável para um uso seguro.

Além do mais, uma cozinha organizada facilita a vida de todos da casa.

Espaço Interno

 

espaço de fundo de forno elétrico de embutir

As cavidades internas dos fornos elétricos hoje disponíveis no mercado variam de uma capacidade de 20L a 100L. Os menores modelos costumam ser os fornos de mesa. São opções mais compactas e práticas, apropriadas para usos mais pontuais do aparelho. Normalmente, ambos fornos de bancada quanto os de embutir, possuem iluminação interna.

Mas, para quem deseja confeccionar receitas mais elaboradas ou alimentos maiores, como o caso de um Peru de Natal, os fornos maiores vão satisfazer. Os modelos com maior espaço interno às vezes permitem aquecer até mais de uma receita ao mesmo tempo. É a opção ideal para famílias numerosas ou lares com mais de 3 pessoas.

Timer (Desligamento Automático)

 

timer de forno elétrico

Entre as funções de um forno elétrico, o timer sonoro se consolidou quase como uma praxe. Evita acidentes e ajuda a organizar o tempo e toda a rotina de preparo das refeições.

Com o timer, você escolhe o tempo de aquecimento do alimento e pode cuidar de outras atividades sossegado(a). Na hora de escolher, os fornos que apresentam essa função certamente estão muito acima dos que não a tem.

Outras Funcionalidades


forno elétrico de duas portas

Além do temporizador, é interessante verificar que outras funções os modelos de forno elétrico têm a oferecer.

Os melhores fornos elétricos vêm com recursos pré-programados, ou funções como a de manter o aquecimento sem necessariamente usar a potência do forno.

Há ainda opções de forno multifuncional, que serve também como fritadeira.

Acessórios


acessórios de forno elétrico

Verifique também, no momento da compra, quais acessórios vêm com a aquisição daquele eletrodoméstico. Muitos já vem com bandejas coletoras de gordura, grade que serve como grelha e também jogos de assadeira.

Apesar de algumas dessas peças já serem incluídas de praxe, é importante ter certeza, para fazer a compra mais completa possível que atenda à sua necessidade.

Os Tipos de Forno Elétrico

A organização de um cômodo tão funcional para uma residência como a cozinha costuma ser feita com uma boa dose de planejamento. É importante ter tudo à mão, numa distribuição que facilite o manuseio de quem está cozinhando.

Um forno elétrico é uma peça que acrescenta bastante para a funcionalidade de uma cozinha, e cada tipo de forno pode se encaixar em sua organização. Vamos saber agora quais os tipos e suas diferenças.

Forno Elétrico de Bancada

 

forno elétrico com comida dentro

Muito comumente encontrado nas residências brasileiras, o forno elétrico de bancada, popularmente conhecido como forninho ou forno de mesa, é um grande facilitador em qualquer cozinha. Aparelho bastante prático, e também costumeiramente mais compacto, se encaixa facilmente em qualquer cozinha.

Basta uma tomada por perto, e um espacinho a mais na prateleira, e já se tem tudo o que precisa para usar essa variação de fornos elétricos.

Forno Elétrico de Embutir

 

 
forno elétrico de embutir


Ao planejar uma cozinha bem equipada, vale a pena separar um espaço para o forno elétrico de embutir, pois ele é sempre um aliado. Quem aprecia organização e está investindo numa casa nova ou numa reforma não pode deixar de observar a elegância de um forno elétrico embutido na parede.

No entanto, é muito importante frisar que deve-se estar atento às medidas do aparelho no momento da aquisição, para que caiba no compartimento desejado. Também é necessário verificar se o espaço destinado ao forno proporciona as melhores condições para a instalação.

Ranking dos 7 Melhores Fornos Elétricos


Então, sem mais delongas, vamos agora conferir quais os melhores fornos elétricos disponíveis para compra no mercado atualmente.

1. Forno Elétrico French Door – Oster (Melhor Forno Elétrico do Mercado)


forno elétrico oster french door


Nosso escolhido para o topo do ranking de melhores fornos elétricos é este novo lançamento da Oster. Logo de cara, o design moderno chama a atenção pela chamada French Door, com abertura dupla. Ela economiza espaço frontal, tomando menos espaço da bancada.

Mas não é só a porta que é dupla neste forno de mesa. Ele funciona, além de como forno elétrico, também como fritadeira sem óleo. Para quem ama batata frita, mas corre de gordura, temos aqui uma opção mais saudável.

Este forno oferece a possibilidade de aquecer por convecção, elevando a temperatura de maneira mais uniforme, o que favorece a experiência gastronômica. Evitando, assim, que a borda queime enquanto o centro permanece frio.

Sua capacidade interna é de 42 litros, um tamanho excelente para um forno de bancada. A variação de temperatura vai de 90ºC a 230ºC.

A face interna do fundo tem uma concavidade, permitindo espaço para quem pretende assar pizzas de até 40cm de diâmetro. Possui também 5 funções pré-programadas. Há, no mercado, a opção de 127v e 220v.

Com prateleira dupla no interior, com esse modelo de forno elétrico é possível não só escolher a altura na qual posicionar os alimentos, como também aquecer mais de uma receita ao mesmo tempo.

Capacidade: 42L Temperatura: 90°C a 230°C

2. Forno Elétrico Gourmet Grill – Fischer (Melhor Forno Elétrico Custo Benefício)

forno elétrico fischer gourmet grill


O modelo de forno elétrico com melhor custo benefício a figurar nesta lista é o Gourmet Grill, da Fischer. Ele vem com vidro duplo, o que não só favorece o aquecimento dos alimentos, como também evita trocas de calor com outros objetos. Isso é um fator relevante em se tratando da escolha para o melhor forno elétrico de mesa para você.

Ele vem com grill dourador, luz interna protegida e bandeja coletora de resíduos. O painel indica quando o forno está ligado.

A capacidade interna é de 44 litros, e o controle de temperatura varia de 50ºC a 320ºC, uma escala que permite bastante versatilidade.

Estando ainda a um preço acessível, este forno de bancada é o que oferece a melhor relação custo benefício.

A grade interna, no entanto, é fixa. Isso limita um pouco as opções do consumidor ao fazer uso do produto.

Capacidade: 44L Temperatura: 50°C a 320°C

3. Forno Elétrico FR-17 Family – Mondial (Forno Elétrico Melhor Avaliado)

forno elétrico mondial fr17 family

O favorito dos clientes internautas da Amazon é o Mondial FR-17 Family. Ele tem 36 litros de capacidade interior, bandeja removível e grelha retrátil, o que facilita em muito a limpeza interna do produto.

O timer sonoro permite aquecimentos de até 90 minutos, e as temperaturas podem variar entre 100ºC e 250ºC. É perfeito para assar, dourar e descongelar alimentos dos mais diversos.

A relação custo benefício e a eficiência no processo de aquecer é o que garantiu a este modelo avaliações tão positivas. A grelha é realocável, o que permite ao usuário escolher a posição do alimento dentro do forno. Isso facilita para quem quer gratinar a superfície ou tostar o fundo, como no caso de uma mini pizza, por exemplo.

Compacto, simples e acessível, é a escolha ideal para quem gosta de pão de queijo e demais quitutes caseiros.

Capacidade: 36L Temperatura: 100°C a 250°C

4. Forno Elétrico PFE40P – Philco (Melhor Forno Elétrico Barato)

forno elétrico philco pfe40p

O forno elétrico de mesa que se destaca pelo preço baixo é o Philco PFE40P. Mas não é por custar mais barato que ele deixa a desejar. Este forno possui uma resistência na face interna inferior e outra no teto dele. Dessa forma, os alimentos aquecem de maneira mais uniforme.

Com a grelha deslizante, o usuário tem quatro opções de altura para posicionar o recipiente dentro do forno. Assim, é possível escolher entre uma superfície mais dourada ou uma base mais tostada, como é o caso de mini pizzas, por exemplo.

O timer vai até os 90 minutos e as temperaturas vão de 90ºC a 250ºC. A capacidade interna é de 38 litros, e o aparelho opera a 1500W de potência.

As boas avaliações nos sites de venda mostram satisfação dos clientes que compraram este produto, e o preço faz dele o melhor forno elétrico entre os baratos no mercado.

Capacidade: 38L Temperatura: 90°C a 250°C

5. Forno Elétrico Fit Line – Fischer (Melhor Forno Elétrico Compacto de Embutir)

forno elétrico fischer fit line

Apesar de aparentar uma certa predileção entre os clientes pelos fornos elétricos de bancada, a busca por um bom forno de embutir não sai perdendo. Como dissemos anteriormente, tudo depende da sua necessidade.

Este modelo da Fischer, apesar de ser um dos mais compactos entre os fornos de embutir, com 44 litros de capacidade, é também um dos mais completos.

O timer sonoro contempla até 120 minutos de aquecimento, e a temperatura pode variar entre 50ºC e 320ºC. É bastante versatilidade para sua cozinha.

Vem com lâmpada interna protegida por vidro e luz piloto no painel, avisando quando o forno está em uso.

Capacidade: 44L Temperatura: 50°C a 320°C

6. Forno Elétrico OE8MX – Electrolux (Melhor Forno Elétrico de Embutir)

forno elétrico electrolux oe8mx

Quem procura um forno elétrico de embutir com dimensões maiores vai encontrar uma ótima opção no modelo OE8MX, da Electrolux. É um forno de 80 litros de capacidade interna, com revestimento em inox.

Campeão de avaliações nos sites de venda, sua porta de abertura contém isolamento térmico com vidro triplo. Isso evita trocas de calor com o ambiente externo, garantindo não só uma boa dose de segurança, como também eficiência ao aquecer os alimentos. Exige menos da capacidade energética do modelo pois mantém a temperatura por mais tempo.

Seu compartimento interno amplo permite o preparo de uma extensa variedade de receitas sem limitações de formato ou tamanho.

O revestimento interno e a bandeja coletora de resíduos favorecem a higienização do forno, evitando o acúmulo de gordura. A bandeja também pode ser usada como assadeira.

Para quem gosta de dourar a superfície de algumas receitas, este produto também conta com um grill elétrico interior.

Capacidade: 80L Temperatura: 50°C a 250°C

7. Forno Elétrico F450 – Fogatti (Melhor Forno Elétrico de Embutir Custo Benefício)

forno elétrico fogatti f450

O modelo de forno elétrico Fogatti F450 é uma das opções de melhores fornos de embutir que oferece uma excelente relação de melhor custo benefício.

É um modelo de fácil uso, simples e intuitivo. Conta com luz piloto e timer sonoro que informam quando o forno está em uso, e quando o aquecimento foi concluído.

Compacto, seu compartimento consta 45 litros de capacidade interna. Charmoso, ideal para atender às necessidades de pequenos núcleos familiares ou casais.

O revestimento interno Easy Clean facilita a limpeza do forno e a temperatura varia de 50ºC a 300ºC. É um forno de qualidade, que oferece praticidade e conforto para quem está planejando um novo lar.

Capacidade: 45L Temperatura: 50°C a 300°C

Dicas de Limpeza:

limpando forno elétrico

Após algum tempo de uso, todos os eletrodomésticos como o forno, ou o microondas vai precisar passar por processos de higienização. A fim de evitar que cada limpeza em si seja um suplício, o ideal é fazer regularmente, evitando assim acúmulo de resquícios de alimentos nas faces internas do seu forno elétrico.

Abaixo, deixaremos algumas dicas para que o passo a passo da higienização do seu forno seja simplificado, com método e planejamento.

Vale ressaltar que essas dicas são válidas tanto para forno elétrico de embutir como também para forno elétrico de bancada.

1. Retire Todas as Peças do Interior


Conferindo que o forno está desligado há tempo suficiente para que nenhuma peça esteja ainda quente, retire de dentro tudo aquilo que for removível. Vendo as peças separadamente, é mais fácil de identificar o que necessita de uma limpeza mais cuidadosa.

Além disso, amplia a mobilidade das suas mãos dentro do forno e do alcance onde a bucha ou pano pode percorrer.

2. Aplique o Agente de Limpeza


Existem, no mercado produtos confeccionados já com o propósito de reagir com gordura, soltando-a. Mas, também é possível produzir uma simples e eficiente mistura caseira. Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio cheia, dissolvida em meio litro de água pode dar conta do recado.

Aplique, de preferência borrifando o produto – muitos produtos no mercado já vêm em recipientes com tampa borrifadora – em todas as faces internas do seu forno elétrico. Deixe agir por cerca de 30 minutos.

3. Limpe os Itens do Interior do Forno


Enquanto o agente de limpeza surte efeito na cavidade interna do seu forno, use esse tempo para fazer a limpeza das grades e bandejas que estavam no interior.

Para as grades, é ideal que se use esponja de aço para o polimento adequado. Ademais, aplicar detergente com a bucha cuidadosamente, tanto nas grades quanto nas bandejas, e enxaguar normalmente na pia.

4. Esfregue as Faces Internas


Após concluir a limpeza das peças individuais que ficam soltas dentro do forno, é hora de voltar a cuidar da parte interna. Tendo o reagente já dissolvido a gordura e a sujeira, esfregue cada face do forno elétrico com a face da bucha que não risque suas paredes.

Caso algum canto tenha formato uma crosta, vale usar espátula de silicone para remover.

5. Retire a Espuma


Utilizando um pano úmido, remova cuidadosamente a espuma, evitando acúmulos, prestando atenção nas quinas e arestas até que tudo esteja limpo.

Dúvidas Frequentes Sobre Fornos Elétricos
+
O forno elétrico oferece uma série de vantagens sobre o seu antecessor, o forno a gás. Em primeiro lugar, o forno elétrico é mais prático e eficiente, além de muitas vezes aquecer os alimentos mais rapidamente. Em segundo lugar, mas certamente não menos importante, o forno elétrico é um produto relativamente mais seguro, por não correr o risco de ocasionar vazamentos de gás tóxico. Além disso, existem duas opções de forno elétrico: o forno elétrico de mesa e o forno de embutir.
+
A maior parte das fábricas montadoras de fornos elétricos produzem as duas vertentes de forno. Na categoria dos compactos, certamente há fornos equivalentes nos dois formatos. E os preços não costumam ser tão díspares. Portanto, além de desnecessário, não é uma boa ideia, pois o forno elétrico de bancada pode não ser compatível com as medidas do espaço a ser embutido. Os fornos próprios para serem embutidos têm um formato adequado para tal função.
+
As marcas mais confiáveis, que produzem os melhores fornos elétricos do mercado, são empresas já conhecidas do consumidor de eletrodomésticos. São elas: Electrolux, Oster, Philco, Black & Decker, Consul, Mondial e Fischer. A Fogatti, que ainda não está tão inserida no mercado nacional quanto as outras, também produz fornos elétricos de qualidade.
+
Quase todos os metais estão sujeitos ao processo de oxidação. No entanto, hoje em dia, a maioria das marcas atuantes trabalha com revestimento em inox, que é um aço inoxidável, portanto resistente ao processo de oxidação.s.
+
Ambos os produtos oferecem uma boa dose de praticidade e agilidade na cozinha. Mas a diferença entre os dois fica evidente no resultado do aquecimento dos alimentos. O forno microondas esquenta as receitas agitando as moléculas de água presentes no alimento. Isso aumenta a temperatura, mas faz com que nem todos os tipos de comida possam ser aquecidos num microondas. Quem já tentou esquentar pão no microondas provavelmente passou por um momento de decepção. Acontece que, por esquentar os alimentos atráves de agitação das moléculas de água, o microondas pode ressecar a comida. É comum ver, após usar o microondas, um acúmulo de água no fundo, a depender de qual alimento esteja sendo aquecido. Isso prejudica a sua experiência gastronômica. Já o forno elétrico aquece os alimentos por troca de calor. Uma ou duas resistências elétricas, acopladas nas faces interior e ou superior do forno esquentam o compartimento interno, assando ou grelhando a comida. Já o microondas, permite que você coloque o prato já pronto dentro dele para esquentar. Esse não é um procedimento indicado para fornos elétricos ou a gás, pois pode causar acidentes.
+
O consumo de energia em geral dos fornos elétricos não ultrapassa o patamar de outros eletrodomésticos cuja função envolve alteração de temperatura. Em média, o nível de potência com a qual um forno elétrico trabalha costuma variar entre 800 e 3000 watts. Um modelo de forno elétrico que ultrapasse muito esse índice provavelmente gastará mais energia, mas seria uma exceção dentro dos padrões de mercado. O melhor forno elétrico do mercado, não precisa de maneira alguma ser aquele com maior gasto energético.
Rolar para cima