Os Top 9 Melhores Microondas de 2022 (Electrolux, Brastemp, LG, e Mais)

 

Quer descobrir quais são os melhores microondas de 2022? Escrevemos este guia para todos aqueles que querem aprender mais sobre este eletrodoméstico e desejam comprar o modelo que mais combina com suas intenções.

 

Microondas em bancada

Não sabe o que é levar em conta caso queira escolher o melhor microondas para você?

É normal ficar meio em dúvida quanto a algumas coisas, afinal existem muitos fatores importantes a serem considerados na escolha desse item que é indispensável em qualquer cozinha. Por ser uma alternativa mais rápida e, por vezes, eficiente do que o forno elétrico ou a gás, o microondas se consolidou como um item essencial na cozinha do brasileiro.

Seja na pressa do dia a dia, ou na preguiça do final de semana, seja para esquentar uma xícara de chá ou fazer uma pipoca, ou até para descongelar o almoço do dia seguinte, é sempre a ele que recorremos. Logo, a compra de um aparelho tão versátil, com suas múltiplas funções, merece a devida atenção.

Neste guia, a intenção é fornecer as informações necessárias para que você faça a escolha certa: o melhor microondas para atender às suas necessidades.

1. Ative BMJ38AR - BrastempMelhor Modelo do MercadoVer Preço →
2. MTD30 - ElectroluxMelhor Custo BenefícioVer Preço →
3. MEO44 - ElectroluxMicroondas Melhor AvaliadoVer Preço →
4. Easy Clean MS3052R - LGMelhor Microondas BaratoVer Preço →
5. PME25 - PhilcoMelhor Microondas DesignVer Preço →
6. CM020 - ConsulMelhor Microondas de Potência BaixaVer Preço →
7. MXSA35B1 - MideaMelhor Microondas PotenteVer Preço →
8. PME31BM - PhilcoMelhor Microondas EmbutidolVer Preço →
9. Easy Clean MH7093BR Grill - LGMelhor Microondas Grill e Função Limpa FácilVer Preço →

Como Escolher os Melhores Micro-ondas

Certamente existem alguns microondas que são melhores do que outros. Mas a sua busca deve ser pelo melhor produto para você, já que suas necessidades não necessariamente são as mesmas de todo mundo.

Então, trouxemos, nos tópicos abaixo, os fatores mais relevantes a serem considerados no momento da compra de um forno microondas.

• Potência: Quanto maior a potência, melhor o desempenho
microondas aberto


Um dos fatores primordiais na escolha do modelo mais adequado é a potência do aparelho.

A potência determinará a capacidade de performance do micro-ondas ao aquecer o alimento. A quantidade de potência necessária varia de acordo com a receita desejada. Felizmente, a grande maioria dos aparelhos disponíveis no mercado possuem, entre as funções, regular os níveis de potência.

A regulagem de potência normalmente acontece em 10 níveis. Apesar de a maior parte das receitas e usos ocorrer com potência máxima (p100 ou p10, a depender do modelo), como por exemplo as receitas pré programadas ou até mesmo uma pipoca de microondas, para derreter manteiga, no entanto, o indicado é algo entre 10% a 20% da potência total do aparelho.

Se a intenção for fazer apenas usos pontuais do microondas, como requentar o almoço do dia anterior, ou aquecer alimentos em menores quantidades, um microondas que opera entre 600W e 800W irá cumprir a função sem problemas.

No entanto, para receitas maiores, o preparo certamente exigirá mais potência. Sendo algo frequente, um microondas que opere entre 800W e 1000W se adequará melhor à sua necessidade.

Vale lembrar que, quanto maior a potência do seu microondas, maior será o consumo de energia no final do mês.

• Capacidade: Maiores capacidades precisam de mais potência

esquentando comida


A capacidade de um microondas se refere ao tamanho do espaço interno disponível.

É muito importante levar a capacidade em consideração antes da compra, para evitar surpresas. Para isso, é necessário, antes de tudo, ter noção do tamanho dos recipientes que serão usados dentro do aparelho.

Para o caso de uma família ou uma casa com mais pessoas que usarão o micro-ondas para esquentar refeições coletivas ou alimentos em maior quantidade, um microondas de 30 litros de capacidade interna seria a melhor escolha.

Já quem mora sozinho, cuja proposta é ter um aparelho que esquente refeições individuais no dia a dia, um microondas com 20 litros de capacidade provavelmente será satisfatório.

Neste quesito, os melhores micro-ondas são aqueles que combinam a capacidade interna com uma potência equivalente, capaz de otimizar o tempo de aquecimento.

• Funções e Atalhos: Opções que facilitam o uso

clicando em botões no microondas

Todo microondas possui um teclado e uma pequena tela. Ali estão dispostas as funções que aquele aparelho pode oferecer.

Como não é sempre que se sabe o tempo exato de preparo das receitas, a ideia de automatizar essa função é para facilitar a vida do usuário.

Os modelos mais modernos vêm com funções mais específicas de receitas pré programadas e botões digitais, mas o mais importante é verificar se o microondas possui as funções que suprem a sua necessidade.

Sendo assim, mais uma vez o que deve ser considerado é o tipo de uso do microondas no seu dia a dia. Se for apenas para esquentar alimentos já prontos, um aparelho mais simples pode ser a melhor escolha.

Para um leque maior de receitas e alimentos, a compra um modelo com mais funções e atalhos é o ideal.

 Classificação Energética: Quanto melhor a classificação, menor o gasto de energia

microondas com comida dentro

O consumo de energia também dever ser levado em consideração no momento de compra de um eletrodoméstico.

O Inmetro e o Procel fornecem selos que classificam cada aparelho no que diz respeito à eficiência no consumo de energia. As classificações do Inmetro vão de A a G, sendo o A mais eficiente e o G menos eficiente. Você pode também encontrar essa escala em cores que vão do verde ao vermelho respectivamente.

O mais indicado para aqueles que buscam economizar energia são os modelos com selo de categoria A ou B, no Inmetro.

Já o Procel é aquele selo em formato de lâmpada sorrindo, muito comum em aparelhos de ar condicionado. Ele explica de maneira mais detalhada a classificação em si.

Essas informações, quando se complementam, podem significar uma boa economia de energia no final do mês.

Ranking dos Melhores Microondas de 2022


Depois de identificar quais fatores determinam a compra de forno microondas mais adequada para você, vamos ver quais modelos oferecem o que você procura. Caso ainda tenha mais dúvidas sobre para que serve um microondas, veja o que temos a dizer.

Abaixo, listamos os melhores microondas de acordo com os fatores citados anteriormente.

1. Ative BMJ38AR – Brastemp (Melhor Microondas do Mercado)


Microondas BMJ38AR


O favorito do mercado no momento traz muito além de um design moderno com acabamento inox espelhado entre suas características. São 38 litros de capacidade interna, um display em LCD simples e direto e repleto de funções extras.

Operando a 1000W, com um dos maiores espaços internos do mercado, esse modelo é ideal para aquecer alimentos em grande quantidade com mais eficiência. A classificação A pelo Inmetro garante a economia no consumo de energia.

Seu painel traz, além da tela em LCD com funções simples e intuitivas, mais 10 opções de receitas pré-programadas. Tendo ainda o modo “Meu Jeito”, que possibilita salvar funções personalizadas.

Para completar, ainda oferece a função grill, que doura a superfície do alimento, deixando a comida mais crocante.

Sinônimo de satisfação para quem compra, este certamente é o melhor e mais completo micro ondas disponível no mercado.

Capacidade:38LPotência:1000W
2. MTD30 – Electrolux (Melhor Microondas Custo Benefício)

Microondas modelo MTD30

Se o fator mais relevante para você, no momento da compra, é a relação custo benefício, o Micro ondas Electrolux MTD30 é a escolha mais indicada.

Este modelo, de manuseio bastante simples, não se destaca somente por ser mais barato do que outros. É um micro ondas que opera a 1130W, o que permite esquentar os alimentos em menos tempo.

Com a capacidade interna de 20 litros, suas dimensões compactas tornam este o aparelho que cabe na sua prateleira e no seu bolso.

Além disso, oferece um amplo leque de funções pré-programadas, e conta com trava de segurança.

Capacidade:20LPotência:1130W
3. MEO44 – Electrolux (Microondas Melhor Avaliado)


Micro-ondas modelo MEO44

O modelo MEO44 da Electrolux tem se destacado pelas reviews positivas dos compradores.

Equipado com função tira odor, limpa fácil e manter aquecido, este aparelho oferece ainda, via QR code, vídeos explicando suas demais opções e receitas pré-programadas.

Para quem cozinha para mais de três pessoas, é o microondas ideal, pois possui 34 litros de capacidade interna, e ainda 4 opções no menu descongelar.

O consumo de energia também é um dos diferenciais do Electrolux MEO44, pois ele possui selo de classificação energética A do Inmetro, além de operar a 1300W. Tanto no site da Amazon, quanto no site oficial da Electrolux, é possível escolher entre modelos 110V e 220v.

Além de tudo isso, é um microondas de ótima relação custo benefício, e tem também a essencial trava de segurança na porta.

Capacidade:34LPotência:1300W
4. Easy Clean MS3052R – LG (Melhor Microondas Barato)


microondas lg easyclean

Para quem busca preço baixo e fácil uso entre as principais características de um microondas, o modelo Easy Clean MS3052R, da LG pode ser a melhor pedida.

É um modelo com menu bastante simples, que inclui menu kids, e, apesar de não apresentar a função limpa fácil, seu revestimento interno evita a absorção de gordura, facilitando a limpeza do aparelho.

Trabalhando a 800W, e com 10 níveis de potência, oferece também a função eco, que reduz o consumo de energia elétrica. Além da trava de segurança, que previne eventuais incidentes desagradáveis.

A capacidade interna é de 30 litros, facilitando o dia a dia de toda a família.

Capacidade:30LPotência:800W
5. PME25 – Philco (Melhor Microondas Design)


Microondas modelo Philco PME

Dono de um design espelhado futurista, este aparelho traria mais do que charme à sua cozinha. É um micro-ondas de 25 litros de capacidade com potência de 1400W. Uma combinação excelente para descongelar alimentos e aquecer refeições com eficiência.

Possui selo de classificação energética nível A, sinônimo de economia de energia no final do mês, e conta com trava de segurança na porta.

O painel conta com 9 receitas pré-programadas, teclado numérico e ainda função descongelamento rápido. A função kids oferece configurações automáticas para receitas como pipoca ou brigadeiro.

Neste modelo, o menu descongelar permite que o descongelamento seja feito por peso ou por tempo.

Capacidade:25LPotência:1400W
6. CM020 – Consul (Melhor Microondas de Potência Baixa)

modelo consul cm020

Este modelo compacto da Consul, com 20 litros de capacidade interna, é ideal para quem mora sozinho, ou casais.

Apesar de a potência ser mais baixa que os demais, operando a 620W, o tamanho reduzido compensa, o que não prejudica muito a agilidade do aparelho ao aquecer os alimentos.

É um microondas de fácil manuseio, com funções simples e acabamento em inox, o que garante a sua durabilidade. Além disso, oferece uma boa relação custo benefício.

O design minimalista e moderno agrada aos olhos, e a porta tem trava de segurança, para quem tem crianças em casa.

Capacidade:20LPotência:620W
7. MXSA35B1 – Midea (Melhor Microondas Potente)

 

modelo midea mxa35b1


Este modelo da Midea é um microondas potente e com espaço de sobra no compartimento interno.

São 35 litros de capacidade, perfeito para grandes quantidades de alimentos, podendo esquentar travessas e outros recipientes de maior porte com rapidez, pois tem 1450W de potência.

Conta com as funções limpa fácil e tira odor, mantendo a higiene do seu microondas para usos posteriores, e ainda a função eco, que desliga o aparelho automaticamente após 5 minutos do último uso, evitando gastos desnecessários de energia.

Além das receitas pré-programadas, este microondas oferece a função favoritos, que permite gravar até 3 receitas personalizadas.

A Midea é uma marca bem estabelecida no mercado de eletrodomésticos, que costuma oferecer uma boa relação custo benefício em seus produtos.

Capacidade:35LPotência:1450W
8. PME31BM – Philco (Melhor Microondas Embutido)

modelo philco pm31bm

O microondas Philco PME31BM tem um design inovador, com um display redondo, e o acabamento espelhado em inox que atribui elegância à decoração da sua cozinha. Foi projetado para ser embutido na parede, ideal para quem está planejando a cozinha de uma nova casa.

Tanto para cozinhar, como para descongelar, este microondas permite escolher se vai trabalhar por tempo ou por peso. No entanto, possui apenas 4 opções de receitas pré-configuradas.

É um microondas potente, com 1400W e selo de classificação energética A. Ou seja, performa com um excelente desempenho. Além disso, traz também a função manter aquecido e permite que você escolha entre 10 níveis de potência.

Tem a opção de desligar os sons e as luzes do display, o que economiza energia, e conta com trava de segurança, que evita acidentes.

O revestimento em inox confere também durabilidade e facilidade na limpeza do aparelho.

Capacidade:30LPotência:1400W
9. Easy Clean MH7093BR Grill – LG (Melhor Microondas Grill e Função Limpa Fácil)

microondas modelo lg-easyclean

Este microondas da linha Easy Clean da LG é um modelo mais sofisticado do que o que apresentamos mais acima, neste ranking. O LG MH7093BR oferece muito mais do que o compartimento interno de 30 litros com revestimento que evita a absorção de gordura.

Com potência de 900W e classificação energética A, este aparelho vem com tecnologia I Wave, que proporciona um descongelamento ou cozimento mais uniforme, evitando que partes do alimento esquentem mais do que outras.

É equipado com grill quartzo, que apresenta um desempenho 75% melhor do que o grill convencional, de acordo com o fabricante. Perfeito para quem gosta da superfície gratinada característica de alimentos feitos no forno a gás.

Oferece um leque extenso de 20 receitas pré-configuradas, classificadas em 4 categorias: menu brasileiro, menu light, menu kids e menu grill.

Este micro ondas tem uma ótima relação custo benefício, ainda mais se levar em conta tudo o que ele oferece. E com a função eco on ativada, a economia de energia no fim do mês está garantida.

Capacidade:30LPotência:900W

 

Tipos de Micro-ondas


Existem diversos tipos de microondas, e a melhor escolha, naturalmente, vai depender daquele que atenda melhor às suas necessidades. Então, antes de entrar na seara das especificidades de cada produto, como níveis de potência ou funções disponíveis no display, é importante passar por essa divisão mais ampla das categorias de microondas.

1. Microondas de Bancada

microondas em cima de bancada

Trata-se do tipo de microondas mais convencional. Aquele que estamos acostumados a encontrar. É uma vantagem por ser mais portátil. O aparelho pode ser trocado de posição na cozinha mais facilmente, ou removido para consertos, trocas, ou até mudança de residência.

Essa categoria lhe permite mais liberdade de escolha quanto a qual modelo adquirir, e onde posicionar, levando em consideração a decoração da cozinha.

2. Microondas de Embutir

microondas-de-embutir

Possuindo as mesmas funcionalidades dos microondas de bancada, os fornos microondas de embutir são já projetados com o propósito de ser embutidos na parede. Isso se adequa mais ao gosto de quem prefere planejar bem a cozinha, evitando espaço ocioso no ambiente.

No entanto, neste caso é importante estar muito atento às medidas do aparelho e do espaço disponível, a fim de encontrar um microondas cujas funcionalidades atendam ao que você precisa e caiba no espaço projetado para ser embutido.

3. Microondas com Grill

microondas-aberto

A opção com grill é uma das características mais recentes nos modelos de microondas. Na imagem é possível ver uma luz na face superior do compartimento interno do microondas. Aquilo ali é o grill.

Configura-se como uma categoria diferente pois interfere na maneira de aquecer os alimentos e altera o resultado final. O grill deixa aquela superfície dourada, gratinada, característica do forno a gás, que dá um toque mais orgânico. A diferença é que o microondas conseguiria este resultado mais rápido do que os fornos convencionais.

Acessórios Para Microondas

Alguns modelos de microondas já trazem consigo alguns acessórios que facilitam ou dão novas opções ao uso. Em outras situações, cabe ao consumidor procurar eventuais acessórios que possam se mostrar necessários.

Abaixo, elencaremos os mais frequentes e úteis para você tirar melhor proveito do seu forno microondas.

Tampa Para Microondas

 

tampa de alimentos

Todo mundo já viu uma dessas tampas, muitas vezes plásticas, dentro do microondas. Mas será que todos sabem a funcionalidade dela?

A tampa tem como função proteger o revestimento interno para o caso de estouros ou respingos acontecerem durante o aquecimento. Além disso, elas preservam o sabor da comida.

Existem no mercado opções de tampas plásticas ou de vidro. Algumas versões criam vácuo para melhor preservação do sabor.

Bandeja de Dois Andares

 

bandeja de alimentos

As pequenas bandejas de microondas podem ser multifuncionais. Como função primária, elas permitem que mais de um prato ou recipiente seja aquecido ao mesmo tempo.

Para modelos que apresentam a função grill, as bandejas cumprem o papel de aproximar os alimentos do grill, de modo a intensificar o processo de dourar a superfície. Há ainda bandejas de metal, que podem também replicar a função grill, dourando a face inferior do alimento, para o caso de sanduiches, por exemplo.

Descubra também se pode esquentar caneca no microondas.

Ou então se pode alumínio no microondas.

Dúvidas Frequentes Sobre Microondas
+
Não existe uma melhor marca de micro ondas. Sempre vai depender do modelo e da categoria. Algumas marcas oferecem melhor custo benefício do que outras, algumas possuem modelos mais completos do que outras, e isso acaba também impactando no valor. O que podemos garantir é que existe um leque de marcas confiáveis já estabelecidas no mercado. São elas Electrolux, Brastemp, Midea, Consul, Philco e LG.
+
Cada tipo e tamanho de microondas terá um nível de potência adequado. Para modelos mais simples, feitos para quem apenas esquentará pratos e não alimentos em maiores quantidades, uma potência em torno de 600W costuma ser suficiente, especialmente se a capacidade interna for menor do que 30 litros. Já para microondas maiores, cuja proposta é um uso mais frequente e ágil, esquentando travessas e receitas mais complexas, o ideal é um aparelho que trabalhe a partir de pelo menos 900W.
+
Um forno microondas aquece o alimento através de irradiação de ondas eletromagnéticas. Ao invés de troca de calor, como é o caso do forno a gás, as ondas eletromagnéticas aumentam a temperatura dos alimentos agitando suas moléculas.
+
Certamente, cada um tem o seu lugar na cozinha. O microondas é mais adequado para quem busca praticidade e agilidade. O forno a gás atribui aquele charme orgânico da cozinha tradicional. No entanto, o microondas oferece a opção de esquentar também líquidos com mais rapidez e segurança.
Rolar para cima