O Que é Forno Convencional?

forno convencional embutido

O forno é um item essencial em todas as cozinhas, já que ele assa, gratina, cozinha e prepara alimentos de forma fácil e prática. Além de ser ideal para receitas mais elaboradas e também para famílias com mais pessoas, já que são bem maiores que os micro-ondas. 

Mas afinal, o que é um forno convencional? Onde colocar na cozinha?

O funcionamento do forno convencional é a gás, fazendo com que o ar quente esquente as laterais e as grades do forno, espalhando calor internamente.

O forno convencional também possui prateleiras para acomodar diversos pratos de uma vez só, e com o botão de controle de temperatura, você pode realizar o ajuste conforme a necessidade da sua receita. Alguns modelos ainda podem ter diferenciais super interessantes, como função gratinar e dourar.

Diferença Entre Forno Convencional e Elétrico

Apesar de serem produtos muito similares e possuírem o mesmo objetivo em comum, o forno convencional e o elétrico tem características próprias que se diferem um do outro.

Uma das diferenças primordiais é a forma de energia que cada um utiliza.
O forno convencional necessita ser utilizado com botijão de gás ou gás encanado, sendo muito importante levar em consideração para que você possa instalar o aparelho de forma correta.

Portanto, o forno convencional pode acabar tendo um bom custo benefício, sendo um produto geralmente mais barato que o elétrico, e além disso, ele não te deixará na mão caso haja uma queda de energia. 

Os fornos convencionais também costumam ter uma capacidade maior, por outro lado, os fornos elétricos geralmente possuem um controle mais preciso da temperatura. 

Outro ponto importante é que apesar do forno convencional ser uma boa opção para longos preparos e por ter um bom custo benefício, o forno elétrico demonstra ser um produto mais seguro, já que por não utilizar gás, não corre o risco de vazamentos.

A capacidade do forno convencional é medida em litros, que depende das dimensões de altura, largura e profundidade do aparelho. As opções disponíveis no mercado podem variar, sendo encontradas em opções de 44, 50, 73, 78, 84 e 90 litros. 

Para escolher o melhor forno convencional para você, de acordo com sua capacidade, é importante levar em conta o tamanho da sua cozinha, o espaço disponível para posicionar o aparelho e também a sua necessidade de utilização. 

Se a utilização for diária e para muitas pessoas, prefira modelos médios a grandes, variando entre 70 a 90 litros. Essa recomendação também vale para quem costuma realizar receitas mais elaboradas, como assados, carnes e peru, por exemplo. 

No caso de famílias menores com pouca utilização diária, modelos abaixo de 70 litros podem atender bem a necessidade. 

Além dos aspectos relacionados ao consumo, é importante que você se atente para o espaço disponível em sua cozinha antes de comprar seu forno convencional, já que alguns modelos podem ser grandes, com a necessidade de serem embutidos.

Agora que você já sabe as diferenças entre um forno convencional e um forno elétrico e queira dar um passo a mais e saber 7 melhores fornos elétricos em 2022 dê uma olhada em nosso modelos escolhidos.

Vantagens do Forno Convencional

o forno convencional se destaca e se difere de outros modelos de fornos por ter um desempenho superior aos modelos elétricos e micro-ondas, já que geralmente possuem uma maior capacidade de espaço interno. 

Ele também é ideal e o mais recomendado para preparos longos, como carnes e assados. Com isso, ele gasta pouco ou nada de energia, já que seu funcionamento é a gás, tornando um produto com ótimo custo benefício diário. Eles também costumam ser mais baratos e fáceis de encontrar que outros modelos de fornos.

Além disso, você pode preparar diversos pratos ao mesmo tempo, dependendo da quantidade de prateleiras. E alguns consumidores relatam que o sabor e a qualidade do alimento preparado pelo forno convencional é superior aos fornos elétricos ou micro-ondas. 

Fique atento, pois muitas receitas tanto do forno convencional quanto do elétrico dependem de você pré-aquecer eles.

Diferença de Forno Convencional e Forno de Convecção

O forno de convecção possui uma tecnologia diferente que promete reduzir o tempo dos preparos, dando mais consistência e qualidade às suas receitas.

Isso é possível porque o forno de convecção possui uma câmara de ar quente com uma turbina rotativa que faz com que o calor seja circulado de forma mais homogênea e rápida. 

Consumidores afirmam que há uma economia de tempo de cerca de 20% comparado aos modelos convencionais, garantindo um custo-benefício muito interessante a longo prazo, já que irá utilizar menos gás ou energia para realização dos preparos. 

Uma diferença notável também pode ser considerada em relação ao controle de temperatura. Já que na maioria dos fornos de convecção, a temperatura varia entre 65º a 230º, permitindo o preparo de receitas mais precisas, como bolos e tortas que podem necessitar uma temperatura mais baixa, que os fornos convencionais não permitem, já que a maioria costuma começar com 160º.

Além disso, essa tecnologia também garante que suas receitas fiquem mais sequinhas e bem tostadas, já que o ar quente uniforme que circula acaba derretendo a gordura e criando vapor com mais eficiência que os modelos convencionais. Por isso, o forno de convecção acaba sendo muito utilizado em padarias e cozinhas profissionais, garantindo textura e maciez perfeitas para as receitas. 

Mas ao contrário da forma como se pode preparar os alimentos nos fornos convencionais, o forno de convecção não permite com que você utilize qualquer tampa ou papel para cobrir o recipiente na hora de assar, já que seu funcionamento depende da circulação do ar por todo o alimento. E por isso também é importante que você se lembre sempre deixar pelo menos 2,5 cm de espaço entre as bandejas ou pratos dentro do forno, para que o ar circule de forma correta e segura.

Rolar para cima