Onde Colocar Forno Elétrico na Cozinha?

familia cortando alimentos com forno ao fundo

Na hora de comprar o seu forno elétrico, é importante que você considere o espaço disponível em sua cozinha, já que existem fornos com diversos tamanhos diferentes. Dessa forma, você pode garantir uma instalação segura e dentro das normas de segurança.

Fique atento ao fato de que existem fornos específicos para cada ambiente, como os fornos de embutir e os de bancada.

Alguns também podem ser colocados em armários ou para facilitar o dia a dia, embutidos embaixo de um cooktop.

A principal dica é que você precisa deixar um espaço de cerca de 5cm entre as laterais e o fundo do aparelho, para permitir a ventilação.

Onde  Colocar Forno na Cozinha: Forno de Bancada e de Embutir

Os fornos de embutir são práticos, modernos e deixam sua cozinha ainda mais elegante, já que eles são acoplados a um armário.

É ideal para quem está planejando a cozinha e deseja otimizar o espaço disponível.
Por outro lado, esses modelos são maiores e mais caros, ideais para grandes famílias com alta demanda.

Mas, onde colocar forno elétrico de bancada na cozinha? Os fornos de bancada ou mesa tendem a ser menores, se assemelhando a um micro-ondas, mas com as funções de forno. Esses modelos já podem ser os mais recomendados para cozinhas menores, pois são práticos, eficientes e podem ser colocados sob bancada ou outros móveis que respeitem o espaçamento de acordo com a ventilação necessária do aparelho.

Mas também, nada impede você de possuir os dois tipos de forno, é o que algumas famílias possuem em seus lares. O uso do forno de bancada é mais simples e eficaz caso você queira somente fazer um sanduiche por exemplo, por ser algo prático e pequeno.

Se você está querendo saber também quais são os 7 melhores fornos elétricos de 2022 tanto de bancada quanto de embutir, veja quais foram os escolhidos do nosso ranking.

Pode Colocar Forno Elétrico em cima de Pedra de Mármore?

A resposta é sim. O forno elétrico deve ser colocado em cima de bancadas e armários em que os materiais suportem uma variação de temperatura de até 70º, como por exemplo granito, mármore,
madeira ou metal.

Lembre-se de conferir essa informação com o fabricante do seu móvel.

Além disso, é importante que o tamanho do móvel tenha no mínimo 5cm de espaço extra nas laterais e no fundo para garantir a ventilação do aparelho, já que caso contrário, isso pode comprometer o funcionamento do seu forno, danificando ou trazendo transtornos ao seu dia a dia.

Pode Colocar Forno Elétrico ao lado da Geladeira?

Não, pois é necessário que o material da sua bancada ou armário seja resistente e aguente o calor do aparelho. Por isso, não mantenha seu forno elétrico próximo a locais frios ou úmidos, ou muito próximo a geladeira, já que com isso o funcionamento dos aparelhos podem ser prejudicados, além de que você pode acabar tendo um aumento em sua conta de energia, devido ao desperdício.

Para garantir o melhor funcionamento do seu forno elétrico, atente-se ao local onde ele será embutido ou colocado.

Pode Colocar Micro-Ondas em Cima do Forno?

Não. não se pode colocar micro-ondas em cima do forno. Tanto o micro-ondas quanto o forno devem ser instalados em nichos ou bancadas de material apropriado, para garantir sua segurança e a durabilidade dos aparelhos.

Não coloque um aparelho sobre o outro, porque dessa forma, você pode acabar gerando um superaquecimento e danificando os produtos.

Qual é o Fio e a Tomada Certa para Forno Elétrico?

Para garantir a sua segurança e a de toda a família, atente-se ao fio e a tomada corretos na hora de ligar seu aparelho.

Como fornos elétricos são produtos potentes, a sugestão é que eles tenham circuito elétrico próprio. Por isso, evite utilizar a tomada do seu forno elétrico para ligar outros aparelhos.

Antes mesmo de comprar seu forno elétrico, verifique se a voltagem do aparelho é compatível com a da sua residência, já que caso contrário, você precisará utilizar um transformador.

Para fornos de 127v/220v com até 2500w de potência, utilize o cabo PP 3×2,5mm com plugues macho e fêmea de 20A.

Em caso de dúvidas, contate o fabricante e um eletricista especializado para te auxiliar em como instalar forno de embutir elétrico.

Considerações Finais:

Agora que você já aprendeu onde colocar forno na cozinha e varias outras coisas, explicamos também o que é um forno convencional e também temos um ótimo artigo só respondendo sobre se pode colocar alumínio no forno elétrico.

Rolar para cima