Pode-se Usar Chuveiro Elétrico em Qualquer Banheiro?

 

água caindo de chuveiro

Não, você não pode usar chuveiro elétrico em qualquer banheiro. Em alguns casos, como em locais públicos, é proibido usar chuveiros elétricos por questões de segurança, como a falta das fiações necessárias para a instalação por exemplo.

Além disso, o uso de chuveiros elétricos pode danificar o encanamento do banheiro. Portanto, sempre se certifique de que seu banheiro tem alguns dos pré-requisitos para suportar um chuveiro elétrico, como uma tomada (220v comum), um cabo de energia, e um disjuntor por exemplo. Geralmente, os disjuntores são instalados na cozinha ou no banheiro, dependendo do circuito elétrico.

Se você por acaso está interessado em comprar um chuveiro elétrico mas não sabe qual o melhor para você, veja o que temos a dizer neste artigo dos melhores chuveiro elétricos disponíveis em 2022.

Preciso de uma tomada específica para ligar meu chuveiro elétrico?

 

Não, você não precisa de uma tomada específica para ligar seu chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico pode ser ligado em qualquer tomada com potência adequada. Consulte as especificações do seu chuveiro elétrico para saber a potência necessária. Geralmente, as tomadas com potência de 220V são suficientes.

Se for ligado um chuveiro elétrico na tomada errada, ele poderá dar um curto circuito e queimar a tomada e o chuveiro, podendo acarretar até em explosões. Portanto, tome bastante cuidado para não ligar o chuveiro elétrico na tomada errada.

É Seguro Usar um Chuveiro Elétrico em Casa?


Muitas pessoas têm essa dúvida, pois a eletricidade é um dos principais causadores de acidentes domésticos. Por isso, é importante conhecer os riscos envolvidos no uso do chuveiro elétrico e tomar algumas precauções para evitá-los.

Os riscos envolvidos no uso do chuveiro elétrico são: choque elétrico, curto-circuito e incêndio. O choque elétrico ocorre quando há contato da pele com partes energizadas da instalação elétrica, o curto-circuito quando há contato entre duas partes energizadas do circuito e o incêndio quando há contato com água e/ou vapor superaquecido.

Recomendações para usar o chuveiro elétrico com segurança:


Para reduzir os riscos de acidentes domésticos, é importante que você siga alguns cuidados básicos ao usar o chuveiro elétrico: verifique se a tomada está desligada antes de plugar o chuveiro; nunca toque em partes energizadas da instalação elétrica; utilize uma extensão adequada para plugar o chuveiro; não deixe cabos soltos; mantenha as portas e janelas fechadas durante o banho para evitar que vapores de água superaquecida se espalhem pelo ambiente; nunca use produtos inflamáveis perto do chuveiro.

Se você seguir essas recomendações, poderá usar o chuveiro elétrico sem medo ou risco de acidentes desnecessários.

Rolar para cima