Por que Marinex Estoura no Forno?
 

travessa marinex dentro de forno

As assadeiras Marinex se tornaram um utensílio comum no dia-a-dia, para assar ou servir alimentos.  

Isto porque são feitas de vidro refratário, um material bastante resistente a altas e baixas temperaturas. 

Dessa forma, os refratários Marinex são comumente utilizadas em microondas, fornos, freezer, geladeiras e lava-louças. 

Apesar de sua durabilidade , alguns cuidados devem ser tomados para conservar sua assadeira Marinex.   

Você deve lavar seu produto com cuidado, evitando o uso de abrasivos como palha de aço, ou saponáceo. Você também deve evitar riscá-la com utensílios pontiagudos. 

Uma das dúvidas mais frequentes a respeito do Marinex é por que ele estoura no forno. Um dos motivos para isso acontecer é o contato do Marinex direto com a chama do fogão, causando rachaduras.

Além disso, apesar de resistente a altas e baixas temperaturas, o Marinex pode trincar ou estourar se sofrer choque térmico. Assim, você deve levar seu Marinex ao forno em temperatura ambiente, e ir esquentando aos poucos.

Como Evitar que o Marinex Estoure Indo ao Forno?

  1. Você nunca deve colocar seu Marinex no forno se estiver gelada ou congelada.

     

  2.  Também não espirre água fria no Marinex quente, ou coloque produtos quentes no Marinex frio, pois o choque térmico faz com que a assadeira estoure.

     

  3. Evite ainda tirar o Marinex quente do forno e colocá-la em uma superfície fria. É melhor utilizar um descanso de panelas ou um pano de prato, para prevenir o choque térmico.
 

Qual Marinex Pode ir ao Forno? 

Você pode utilizar para assar seus alimentos todo recipiente Marinex que possui na embalagem o ícone que pode ser levado ao forno. 

 Você deve também tomar o cuidado de não colocá-lo diretamente no fogo. Em vez disso, apoie sua assadeira nas grades do fogão. 

Além disso, não pré-aqueça o forno. Apesar de muitas receitas culinárias pedirem o forno pré-aquecido, o choque térmico pode fazer com que o Marinex trinque, ou até mesmo estoure. 

Você deve evitar também outros tipos de choque térmico, como colocar a assadeira Marinex gelada no forno, ou apoiá-la em um balcão frio enquanto ainda estiver quente. 

Aproveite e dê também uma olhadinha em nosso artigo sobre os melhores fornos elétricos de 2022.

Marinex Nadir Pode ir ao Forno?

 
Alguns produtos Marinex Nadir podem ir ao forno, desde que apresentem a indicação na embalagem. 

A linha Marinex Opaline, por exemplo, permite que você prepare seus alimentos com o conforto de alças ergonômicas, além de poder ir ao forno. 

Ainda assim, você deve tomar o cuidado de evitar que seu Marinex sofra choque térmico. 

Outras linhas, como as Assadeira Seletta, também podem ser levadas ao forno, assim como formas e terrinas que tenham no rótulo a indicação de que suportam a temperatura do forno. 

Qual Temperatura o Marinex suporta? 

O refratário Marinex suporta temperaturas de até 300ºC, desde que não ocorra uma variação de temperatura muito grande (colocá-lo do freezer diretamente para o forno, por exemplo). 

Caso isso ocorra, o refratário pode trincar ou até mesmo estourar. 

Para conservar seu Marinex, também é ideal que você o utilize apenas no tempo necessário para assar as refeições, que não costuma ser mais de 1 hora. 

Caso contrário, o choque térmico que ocorre quando o Marinex passa de muito aquecido para a temperatura ambiente pode fazer com que o seu refratário estoure. 

Pode Levar Marinex ao Micro-Ondas? 

Sim, o refratário Marinex pode ir ao micro-ondas, no entanto, é preciso tomar o cuidado de não apoiá-lo em uma superfície fria após aquecido.  De mesmo modo, não coloque o Marinex diretamente do freezer no micro-ondas, ou vice-versa. 

Caso seu refratário Marinex possua tampa, você deve removê-la antes de colocá-lo no microondas. 

Rolar para cima