Travessa de Vidro Pode ir ao Forno? 

travessa de vidro dentro do forno


Será mesmo que uma travessa de vidro pode ir ao forno? A resposta é: sim, a menos que ela esteja molhada ou gelada, caso esteja, poderá rachar a sua travessa de vidro. Além disso, verifique se sua travessa é do tipo refratário, para isto verifique se a embalagem indica que pode ir ao forno.

A travessa de vidro é um utensílio bastante utilizado no preparo de sobremesas e para servir refeições. Além disso, ela também é utilizada no cozimento e assadura de pratos como lasanhas, macarrão de forno, etc. 

O melhor tipo de vidro para uma travessa, é o tipo refratário. Esse tipo de vidro, também chamado de borosilicato, é mais resistente tanto a altas quanto a baixas temperaturas, e mais leve do que o vidro temperado. 

Caso você esteja pensando em por algum alimento numa travessa de vidro, que esteja coberta com papel alumínio e tá em dúvida se pode colocar alumínio no forno elétrico, ou até mesmo se você possui uma Marinex, e quer saber se Marinex estoura no forno, veja o que temos a dizer.

O Que Substitui uma Travessa de Vidro? 

Se você não possui uma travessa de vidro, ou se sua travessa foi danificada, a melhor opção é uma travessa de cerâmica. 

Assim como o vidro, a cerâmica distribui calor de maneira uniforme. Ela também deixa a refeição um pouco mais dourada do que quando preparada na travessa de vidro. A cerâmica tem ainda uma outra vantagem: é um dos materiais mais saudáveis a serem utilizados na hora cozinhar, isso porque ela é um material atóxico e antialérgico.

Outro bom utensílio é a forma de silicone. 

Essas formas costumam ter a vantagem de ser antiaderentes, sendo bastante utilizadas no preparo de muffins e cupcakes. 

Você deve se certificar apenas de utilizar uma forma de alumínio por baixo, antes de levar seu alimento ao forno. 

Se sua intenção for apenas servir os pratos, você pode optar por louças de porcelana. 

Quais os Tipos de Travessa de Vidro? 

Existem alguns tipos de travessa de vidro. As mais comuns são as refratárias, mais resistentes a altas e baixas temperaturas. 

Por causa disso, as travessas refratárias costumam ser as ideais para serem utilizadas em fornos, freezers ou micro-ondas. 

Existem ainda as travessas de vidro temperado, menos resistente a variações de temperatura, mas que podem ser usadas para servir saladas e sobremesas. 

Algumas travessas de vidro temperado podem mesmo ir ao forno, a depender da indicação do produto. 

 É Preciso Untar Travessa de Vidro? 

Sim, precisa. Embora seja mais difícil grudar o alimento numa travessa de vidro do que em uma assadeira de alumínio, nela, é mais fácil de queimar o alimento. 

Apesar de naturalmente serem mais frios, os recipientes de vidro retêm calor por mais tempo. Por isso, unte a travessa com uma camada de margarina ou manteiga, e em seguida salpique um pouco de farinha de trigo, retirando o excesso.  

Pode Assar Bolo na Travessa de Vidro?
 

A primeira coisa que você deve saber antes de assar seu bolo é se sua travessa de vidro é do tipo refratário, ou suporta altas temperaturas. Caso a resposta seja sim, então tá liberado.

Para que seu bolo não derrame, deixe um espaço de aproximadamente 2,5 centímetros entre a massa e a parte superior do recipiente. 

Dependendo da potência do seu forno, também diminua de 5 a 10 minutos o tempo de preparo do seu bolo. Pois, ao desligar o forno, o calor que fica retido na travessa continua aquecendo o bolo, podendo queimá-lo nas laterais ou no fundo da massa. 

 

Considerações Finais:

Agora que você já sabe se travessa de vidro pode ir ao forno, mais um monte de curiosidades sobre a travessa de vidro, e tem curiosidade em saber quais são os melhores fornos elétricos do mercado atualmente e também onde colocar forno elétrico na cozinha , dê uma olhada no que temos a dizer!

Rolar para cima